Como fotografar Concertos e Espetáculos

Não sendo de forma alguma um especialista, sou fotógrafo amador deixo algumas das minhas ideias e algumas das minhas fotografias.
Concertos e Espetáculos são eventos que quem aprende a fotografa-los se apaixona nunca existe duas fotografias iguais as luzes as cores e as expressões faciais fazem com que cada fotografia seja única.
1/80  ISO 800  F4


Mas na verdade encontramos bastantes dificuldades, falta de luz, impossibilidade de usar tripé e muitas vezes sem possibilidade de mudar de sitio, e uma opinião minha não usar o flash, mas no final desta publicação vai perceber que até é fácil criar boas fotografias.

1/80  ISO 800  F4


Objetiva

Se utilizar uma objetiva luminosa (ex F2.8)ajuda mas qualquer objetiva serve ,por exemplo tenho fotografias de concerto com a objetiva do kit 18-55mm e também com objetivas antigas de foco manual como a vivitar 135mm,ou a vivitar 28-105 série 1,o segredo está na braço,não na objetiva.




Visto não utilizar flash porque muda o cenário por completo, perde as cores originais além de prejudicar o público e os artistas estarem a dar um concerto ou um teatro e levarem com o flash nos olhos é totalmente desaconselhado, por isso recomendo uma velocidade lenta para compensar a falta de luz 1/40 até um 1/125.


1/80  ISO 800  F4





ISO
Recomendo usar uma ISO  não muito alta 400 talvez 800 não muito acima disso porque o resultado final pode ser desastroso,um pouco de ruido em alguns caso até fica bem, mas caso seja demasiado acaba por estragar a fotografia.
1/100  ISO 800  F4
                                     
Diafragma
Use um diafragma f2.8 a f4 para focar apenas um elemento da banda mas lembre-se isso reduz também a profundidade de campo, ou f5.6 a f8 para focar toda a banda.
1/125  ISO 1600  F8

Enquadramento

Use a regra dos terços normalmente dá bons resultados, mas não faça da regra dos terços uma obrigação,nesta publicação usei fotografias frontais onde não usei a regra dos terços, use a criatividade.

1/100  ISO 800  F4

Um braço firme sem tremer é essencial mas eu normalmente uso o disparo continuo assim deixo pressionado o botão de disparo e tiro duas fotografias, caso trema ao disparar a primeira fotografia na segunda já sai boa, visto que só aperto o botão de disparo uma vez.

1/60  ISO 800  F4
                                                               
Fotografar em RAW é muito útil para depois poder corrigir algumas falhas na exposição, contaste ou mesmo saturação.
1/80  ISO 800  F4
                                                                  

1/100  ISO 800  F5.6
                                                              

Resumindo ,se usar uma grande abertura , uma velocidade não muito rápida, um ISO que não seja demasiado elevado,e não tremer certamente terá uma boa fotografia, mas a criatividade é essencial.




1/125  ISO 3200  F8

                                                            

Espero que tenha gostado qualquer duvida não hesitem em contactar.





Comentários

  1. adorei as dicas, nunca consegui fazer boas fotos em espetáculos. a grande questão é fazer os artistas ficarem imóveis na hora da cena pra eu fotografar srrsr. mês que vem tem grande apresentação aqui na cidade, é de dança. vou aproveitar tuas dicas. obrigada meu amigo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Nuno foi de grande valia suas dicas! Abraço !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário