O recinto megalítico dos Almendres, um dos maiores monumentos públicos da humanidade, constitui o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e é um dos mais importantes da Europa. Este monumento megalítico inicialmente era constituído por mais de uma centena de monólitos. A sua escavação permitiu a detecção de várias fases construtivas ao longo do período Neolítico (V e IV milénios a. C.), até alcançar aspecto semelhante ao hoje apresentado. 92 menires com diferentes formas e dimensões, desde pequenos blocos rudemente afeiçoados, outros maiores que deram ao local o nome de Alto das Pedras Talhas. Formaram dois recintos erguidos em épocas distintas, geminados e orientados segundo as direcções equinociais. Uma dezena de monólitos está decorada exibindo relevos ou gravuras. Foi um monumento com funções religiosas e, provavelmente um primitivo observatório astronómico. O monumento está situado na Herdade dos Almendres, propriedade de José Manuel Neves.
O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal.
Espero que tenham gostado.
Deixo esta sugestão
Gostei muito. Das fotografias, claro, e da história. Estive perto de o visitar... mas chovia e não sei como são os acessos. Alguém me disse que não é fácil lá chegar...
ResponderEliminarGostei muito!! Havia forma de não gostar?? Não havia não e acompanhas de um texto tão interessante. Obrigada!!
ResponderEliminarmaravilhosas imagens parabéns Nuno
ResponderEliminarAs fotos estão mágicas, como o local. Parabéns!
ResponderEliminar